Licenças e autorizações ambientais
O licenciamento ambiental é um instrumento utilizado no Brasil para exercer o controle e acompanhar atividades que usem recursos naturais, que sejam poluidoras ou que tenham o potencial de causar degradação ao meio ambiente. O licenciamento ambiental é um processo administrativo que pode resultar, ou não, na emissão de uma licença ambiental.
No Brasil, o licenciamento ambiental engloba 3 tipos de licença, sendo elas: licença prévia, licença de instalação e licença de operação. Essas licenças cobrem desde o planejamento até a execução da atividade regulada, incluindo todos os fatores, tanto do ambiente natural (meio físico e meio biótico) como do ambiente humano (meio social e econômico). Outra característica é a inclusão da avaliação de impactos ambientais (através do estudo de impacto ambiental ou de outros estudos menos exigentes) dentro do processo.
Como política pública, o licenciamento ambiental é um instrumento de controle que busca promover o desenvolvimento econômico, sem esquecer da importância de manter a qualidade do meio ambiente e a viabilidade social, com o objetivo principal de contribuir para o desenvolvimento sustentável.
Análise e interpretação para mapeamentos com fins ambientais:
- Caracterização do uso do solo;
- Estudo de cenários para a implantação de empreendimentos visando a menor intervenção e impacto possível.
Assessoria completa na parte técnica e burocrática para orientar e auxiliar na obtenção da licença ambiental do seu empreendimento.
- Autorização para supressão de vegetação;
- Autorização para intervenção em APP;
- Abertura de processos e acompanhamento junto à CETESB, DEPAVE e IBAMA;
- Acompanhamento no GRAPROHAB;
- Elaboração de Estudos de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA);
- Elaboração de Relatório Ambiental Preliminar (RAP);
- Execução e acompanhamento dos programas ambientais exigidos pelo licenciamento;
- Obtenção de Licenças Prévia, Licenças de Instalação e Licenças de Operação.